Carnaval de Bezerros















Lá vem o Papangu!
Chegou o carnaval em Bezerrros,agora é só cair na folia.

Tradição do município de Bezerros é marca registrada do carnaval Pernambucano
No Agreste de Pernambuco, a 114 quilômetros do Recife, há muitos anos, a tradição se repete. Nos domingos de carnaval, a cidade de Bezerros, hoje conhecida como a Terra dos Papangus, acorda sempre com o mesmo grito: “Lá vem o papangu!”
O carnaval de Bezerros é para todo tipo de gente, inclusive os mais tímidos, que podem brincar sem mostrar o rosto. O papangu é uma tradição da cidade, onde as pessoas vão para as ruas com o rosto coberto por máscaras.
A brincadeira começou quando alguns homens do município resolveram pular o carnaval sem serem reconhecidos pelas esposas, então tiveram a idéia de sair nas ruas com máscaras. Até hoje, o grande barato de quem se veste de papangu é não ser reconhecido, por isso todos mantêm segredo sobre suas máscaras. As provocações são persistentes e ninguém escapa das investidas dos mascarados.

Personagens indispensáveis no carnaval de Pernambuco, os papangus são hoje alegres foliões mascarados que circulam pelas ruas das cidades, dando um colorido especial à festa. Mas, nem sempre foi assim. Originalmente, os papangus eram figuras grosseiras e temidas que acompanhavam as procissões religiosas, tocando trombeta e dando chicotadas em quem atrapalhasse o cortejo
.

Postagens mais visitadas deste blog

Festival de tortas com Luzinete Veiga

Balões Juninos que não prejudicam,só enfeitam!