TCE rejeita prestação de contas de 2007 da Câmara de Caruaru

A prestação de contas da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caruaru do exercício financeiro de 2007 foi julgada irregular pela Primeira Câmara do TCE, tendo o então presidente, Manoel Teixeira de Lima, sido condenado ao pagamento de uma multa no valor de R$ 3 mil.

Manoel Teixeira assumiu a Prefeitura em abril de 2008 na condição de presidente da Câmara devido à renúncia do prefeito Antonio Geraldo Rodrigues e do seu vice Roberto Liberato. Ele permaneceu à frente do Poder Executivo até 31 de dezembro de 2008.

Segundo o relator do processo, auditor substituto Ricardo Rios, os recursos referentes à verba de gabinete, nos termos da jurisprudência do TCE, constituem um processo à parte e serão julgados separadamente.

Foram considerados neste processo apenas os atos de responsabilidade exclusiva do presidente da Câmara, no qual a equipe técnica do TCE constatou que ele simplesmente descumpriu todas as determinações feitas pelo órgão através da decisão anterior (TC nº 0242/06).

Manoel Teixeira de Lima ignorou as seguintes determinações feitas pelo Tribunal em 2006:

a) Reduzir os gastos com a folha de pessoal a fim de enquadrá-la no limite estabelecido pelo artigo 29-A da Constituição Federal;

b) realizar licitação para a aplicação dos recursos da verba de gabinete mesmo que seja para compra de combustíveis, computador, material de expediente, etc.;

c) fazer o recolhimento da contribuição patronal de acordo com o estabelecido pela Lei Municipal nº 4.617/2007;

d) realizar processo licitatório na modalidade adequada, haja vista a Mesa Diretora ter contratado um escritório de assessoria jurídica, contábil e legislativa por inexigibilidade e com vícios no edital, desrespeitando vários artigos da Lei Federal nº 8.666/93 (Lei de Licitações).?

Com informações do TCE

Postagens mais visitadas deste blog

Gusttavo Lima tem prisão decretada em investigação sobre lavagem de dinheiro

Juiz Eleitoral de Gravatá anula sentença que deferiu o registro de candidatura de Joaquim Neto