São João de Gravatá: forró abençoado pela Natureza

Rafael Medeiros/SETUR

Rafael Medeiros/SETUR

Trilhas na mata são atrações diurnas para os turistas que vem passar o São João em Gravatá.

Frio ameno e muito forró em meio a Natureza campestre. O São João de Gravatá é assim. Recebe todo ano uma média de 400 mil pessoas no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, sítio histórico da cidade, que fica a 85 quilômetros do Recife. Este ano a festa acontece em três finais de semana consecutivos, do dia 12 a 28 de junho.

Mantendo as tradições dos anos anteriores, as festividades juninas de Gravatá em 2009 estarão centradas na autêntica música regional, com abertura para os grandes sucessos musicais do momento. No polo principal, na avenida Joaquim Didier, Centro, são montados dois grandes palcos para apresentações simultâneas das principais atrações da festa, um corredor de restaurantes panorâmicos e muitas barracas com comidas típicas e bebidas. No Polo Regional: uma cidade cenográfica com casinhas típicas, praça de alimentação, igrejinha e um grande palhoção onde se pode dançar um legítimo forró pé-de-serra e assistir as quadrilhas juninas da cidade. O Polo do Alto do Cruzeiro é outra alternativa regional com bandas de pífanos, quadrilhas, espetáculos de dança e de humor.

Os atrativos turísticos do São João de Gravatá, além da programação festiva, também se constituem por conta da excelente infra-estrutura hoteleira, com spas, flats e hotéis fazenda com lareiras, piscinas térmicas e programação cultural diurna. Os visitantes podem se esbaldar no forró à noite e se aventurar durante o dia num rapel em ponte ferroviária a 47 metros de altura e trilhas em túneis ferroviários e Mata Atlântica.

A Serra do Contente oferece trilha com uma hora de duração em mata fechada com açudes, bicas de água mineral, curiosas formações rochosas, raros espécies da fauna e o deleite de contemplar a cidade em mirante a mais de 700 metros de altitude. Outra alternativa são os passeios à cavalo pelos vales locais oferecidos pelos haras da região, com destaque para o Vale das Acácias, cenográfica vila com ares do Velho Oeste que aluga belos cavalos de raça, pôneis, charretes e avestruzes. Gravatá é conhecida como pólo regional de criação e até melhoramento genético de raças como Mangalarga Marchador, Campolina, Paint Horse entre outros, em alguns dos seus 120 haras espalhados pela região.

A gastronomia surpreende pelo requinte e qualidade. São mais 50 restaurantes de categoria nacional e internacional que apresentam uma culinária criativa que mescla sabores e temperos regionais a receitas de tradição européia. Picanhas argentina com queijo provolone, fondues de queijo , carne e frutas, galinha cabidela, bode grelhado, buchada, saladas com orgânicos, queijos, defumados, confit de pato, massas italianas, tutu à mineira e sobremesas como cheese cake, tiramissu, petiu gateu, cartola, são algumas das delícias encontradas nos estabelecimentos locais. O cuidado também se estende as bebidas, com adegas que agregam mais 300 rótulos de vinhos de ótimas safras e cachaças de ótima qualidade. O início da noite também pode começar com caldos e gostosuras salgadas e doces disponíveis nos cafés da cidade.

A cidade conta com um Centro de Informações Turísticas, localizado nas proximidades do Pólo Moveleiro, onde se pode agendar e obter informações sobre hotéis, restaurantes, passeios, trilhas ecológicas e a cavalo pelas redondezas e outras opções lazer.

Fonte,ipernambuco.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Festival de tortas com Luzinete Veiga

Balões Juninos que não prejudicam,só enfeitam!