Um exemplo de vida e de cidadania com criatividade








Um exemplo de vida e de cidadania.Garrafas que geralmente vão para o lixo,agora estão sendo reaproveitadas e transformadas num produto de utilidade.Assim,tirando o lixo dos rios,das ruas e automaticamente ajudando a natureza ,além disso rentável,pois já estão sendo comercializadas,gerando empregos e meio de vida,que bom!Parabéns cidadãos,a natureza agradece,vocês são um dos orgulhos de nossa terra.Boa sorte!
Vamos contribuir,vamos comprar e dar valor as coisas da nossa terra.
Ainda mais sendo por uma boa causa.

Usando garrafas pet como matéria prima, dois gravataenses estão investindo na produção de vassouras a partir do produto. Ecologicamente correta, a ideia teve início com o intuito de aproveitar as garrafas que eram jogadas fora e utilizar para gerar renda e emprego. Através da Associação dos Catadores de Gravatá, a empresa adquiri o material e transforma em vassouras. Tudo feito de forma artesanal e em apenas 30 dias de funcionamento o fabrico de vassouras já consegui vender 900 peças com uma produção diária de 36 vassouras.
“Assistindo a televisão eu vi algumas reportagens e me interessei um usar garrafas pet. Fiz umas pesquisas e cheguei a visitar empresas que trabalham com o produto”, disse Luís Carlos Júnior idealizador da empresa. Segundo ele, foi necessário viajar para São Paulo e conhecer o processo de fabricação utilizando as garrafas. “Também fui até Petrolina pesquisar sobre o assunto”, completa. São dois tipos de vassouras produzidas no local. A vassoura doméstica tamanho pequeno e o vassourão específico para varrição de ruas e mercados. Para manter o ritmo da produção são necessárias de sete a oito mil garrafas por semana. Na confecção das vassouras pequenas são utilizadas 15 garrafas e para os vassourões são necessárias 30 pets.
O fabrico ainda é modesto com apenas três funcionários, mas a intenção dos proprietários é aumentar o quadro tendo em vista que a procura pelas vassouras cresce a cada dia. “Nós estamos produzindo aqui para Gravatá e a Prefeitura utiliza nossos produtos na limpeza das ruas. Nosso objetivo é exportar para outras cidades o mais breve possível”, afirmou Luís Carlos. Em ralação ao custo benefício das vassouras ecológicas, ele explica que a durabilidade chega a ser três vezes mais do que uma vassoura comum e o preço é praticamente o mesmo.
O processo que vai da matéria prima até o resultado é todo feito de forma artesanal. São máquinas manuais que fazem o trabalho do corte da garrafa até a colocação dos fios na vassoura. “Ao todo são quatro etapas até a vassoura ficar pronta. Retirada do rótulo, lavagem, desfiar o plástico, aquecer para enrijecer e colocação dos fios na madeira”, explica Adriano de Paula, sócio da empresa. Nos próximos 90 dias o negócio deve aumentar. De acordo com os proprietários o quadro de funcionários deve subir de três para dez e assim, escoar a produção para outras cidades. Atualmente a fábrica funciona em uma casa improvisada e em breve mudará de lugar. O ideal é que o negócio funcione em um galpão com espaço para o estoque da produção. “Queremos colocar todo esse projeto em prática o mais rápido possível. Assim vamos trabalhar melhor”, completou Luís Carlos.
SERVIÇO: FÁBRICA DE VASSOURAS PET NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS RUA VERA CRUZ, 12 - CENTRO, GRAVATÁ - PE. FONES: (81)9977-0873/ 8746-5556
Fonte:Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Festival de tortas com Luzinete Veiga

Balões Juninos que não prejudicam,só enfeitam!